A nossa História
A Serras do Mondego – Queijaria Artesanal nasceu em Novembro de 2016, com o propósito de transformar o leite produzido na própria exploração, que iniciou atividade em 2012, na freguesia da Matança, concelho de Fornos de Algodres.
O fabrico dos nossos queijos não se limita à transformação do leite, começando muito antes da entrada do mesmo na queijaria. O maneio diário dos nossos animais tem como foco duas vertentes: por um lado são promovidas condições de bem estar através das nossas instalações, com foco na higiene das mesmas e sanidade dos animais, para que estes estejam livres de doenças, garantindo a segurança dos nossos produtos; por outro a sua alimentação é baseada num sistema extensivo e é feita à base de pastoreio livre em pastagens semeadas e naturais, características da região da Serra da Estrela, e complementada com feno. Estas particularidades proporcionam propriedades únicas ao leite produzido e consequentemente ao queijo que obtemos.
O nosso trabalho e empenho na elaboração destes produtos têm sido reconhecidos ao longo dos últimos anos, não só pelos nossos clientes, mas também pelos concursos onde temos participado, nomeadamente o Concurso Nacional de Queijos Curados Tradicionais Portugueses, realizado anualmente no âmbito da Feira Nacional de Agricultura, onde obtivemos, até hoje as medalhas de Bronze em 2019 e 2021, e de Ouro em 2020, e no Concurso de Queijos de Portugal, onde o requeijão de cabra obteve uma menção honrosa em 2019.
Face à crescente procura dos nossos produtos, no ano de 2022 finalizámos a construção de um novo espaço, com capacidade para o aumento diário da produção, permitindo-nos assim transformar diariamente todo o leite que é produzido na exploração.
O meio ambiente é, também, uma grande preocupação. Assim, os subprodutos do fabrico do queijo e do requeijão (soro e sorelho) são aproveitados e inseridos na alimentação e abeberamento dos suínos da exploração, promovendo os princípios de uma economia circular e do desperdício zero.
Este é, assim, o início de uma história que é escrita todos os dias e que tem como princípios a paixão e a dedicação pelos nossos animais, pelos produtos que fazemos e pelo ambiente onde nos inserimos.
Uma herança de saberes
A paixão pela herança do fabrico queijeiro e do pastoreio dos animais deixada pelos nossos avós, foi o que nos motivou, desde sempre, à construção deste projeto.
Os nossos queijos são elaborados com o respeito pelas técnicas de produção artesanal aprendidas e herdadas pelos nossos antepassados. Toda a produção é manual, recorrendo-se apenas a equipamentos que facilitam algumas etapas do fabrico, aliando, desta forma, o saber-fazer de antigamente às novas tecnologias. Os ingredientes utilizados na nossa produção são essencialmente três: Leite, sal e cardo, tal como nos foi ensinado. A produção é artesanal, e o produto obtido é livre de aditivos de qualquer espécie, podendo ser consumido na sua totalidade, incluindo a casca.
Continuamos, desta forma, a perpetuar a história deixada pelos nossos avós, com o objetivo de a transmitir às gerações vindouras.