O Processo de Fabrico

O segredo dos nossos queijos de cabra reside, essencialmente, na paixão pela integridade do produto, que é puro e sem qualquer aditivo, sendo os únicos ingrediente utilizados o leite, o sal e a flor de cardo. Assim, o produto final pode ser consumido por inteiro, visto que a sua casca é comestível, e o seu sabor é intenso, com um aroma demarcado a leite de cabra.

Processo de fabrico
Os nossos queijos são diferenciados e exclusivos no mercado nacional, uma vez que o resultado do produto final está intimamente ligado às características do leite, as quais variam consoante a alimentação dos nossos animais, ao longo do ano. Temos, por isso, um produto com produção e acabamento sazonais, muito dependentes do clima e das estações do ano, que são fatores que lhe conferem um sabor único e genuíno.
 
Atualmente disponibilizamos uma gama de produtos que conta com queijo de cabra curado, queijo de cabra curado com malagueta, queijo de cabra curado com urtiga, queijo de cabra fresco e requeijão.

Recolha e receção do leite

Todos os dias, é recolhido leite fresco da exploração agropecuária e transportado num depósito até à nossa queijaria.
Por sua vez, é feita a medição da quantidade de leite e pesadas as quantidades certas de cardo e sal que lhe será adicionado.

Processo de fabrico
Processo de fabrico

Coagulação

Nesta fase do processo, o leite passa por um pano, pelo qual são retiradas algumas impurezas que possa conter. Após esta etapa, serão adicionados o sal e o cardo moído para se proceder à coagulação do leite, em cuba aquecida.

Dessoramento, moldagem e prensagem

Assim que a coalhada se encontre pronta, são realizados os cortes necessários ao auxílio da expulsão do soro. Já na francela, a coalhada é trabalhada, de forma a que se esgote a maioria do soro, que é posteriormente reencaminhado para o fabrico do requeijão. 
 
Finalmente, a massa é distribuída pelas formas, e é feito o trabalho manual de enchimento que dará a forma a cada um dos queijos.
 
Para auxiliar a saída do excesso de soro e a definição da forma dos queijos, estes são, posteriormente, colocados numa prensa horizontal, onde permanecem por duas horas.

Salga e maturação

Após o processo de prensagem obtemos um queijo fresco, praticamente livre de soro, com a forma cilíndrica alta que lhe é característica. Para que se transforme no queijo curado, de cilindro baixo e tom amarelado, com o aroma e sabor que tanto apreciamos, é necessário acrescentar-lhe sal em todas as faces e encaminhá-lo para as câmaras de cura, onde permanece por um período mínimo de 30 dias, a temperatura e humidade controladas.